Tiro ao Prato Pomerode

WhatsApp:: (47) 99124-3066
 
 

Modalidades

Modalidades de Tiro ao Prato:

Agora que você já conhece um pouco sobre o Esporte, veja as modalidades existentes:

As provas se dividem em Fossa Olímpica, Fossa double e Skeet, sendo estas modalidades consideradas olímpicas. Além das citadas existem as modalidades consideradas não olímpicas, mas largamente praticadas, sendo a principal chamada de Trap Americano, pois foi criada nos EUA e depois "exportada" para o resto do mundo. Além dessa existe o Percurso de Caça, Compact, Hélices, Tiro ao Pombo e outras de pouca expressão mundial. A arma utilizada é uma espingarda (chumbeira ou arma longa de alma lisa) no calibre 12, sendo que alguns, principalmente na Europa estão optando pelo calibre 20 e a munição será de no máximo 24 gramas de chumbo (que poderá ser nº 9, 8, 7,5 ou 7)para as provas olímpicas e 32 gramas para o Trap americano (podendo ser nº9, 8, 7,5 ou 7) e 36 gramas para o Percurso de Caça e Tiro ao Pombo (geralmente usado chumbo nº 5).

Em matéria de quantidade de pratos lançados há pouca diferença nas provas. Na fossa olímpica e no skeet há uma fase classificatória, em que 125 alvos feitos com base em betume e calcário - chamados de pratos, com aproximandamente 11 cm de diâmetro - são lançados em cinco séries de 25 pratos, normalmente três séries no primeiro dia e duas séries no segundo. Ao término da fase classificatória, os seis atiradores com a maior soma de pratos quebrados disputam uma série final na qual soma-se o número de pratos quebrados da final com a pontuação da fase classificatória para determinar-se o vencedor.

O ponto é considerado quando o prato é quebrado ou seja saia um pedaço visível ao juiz de tiro. Caso o prato não quebre é considerado "zero".

No Trap Americano, são atirados 8 séries de 25 pratos (100 e 100), considerando os melhores resultados de cada atirador.


Fossa olímpica

A pedana de fossa olímpica se divide em 5 posições, para cada posição se encontra 3 máquinas lançadoras de pratos a 15 metros de distância enterradas em uma fossa. As máquinas lançam os pratos variando em ângulo, de 45° para esquerda até 45° para direita, e em altura.

O prato possui uma velocidade inicial de cerca de 120 km/h, e é lançado imediatamente após um comando de voz do atirador, quando este está preparado com a arma empunhada no ombro.

O atirador, ocupando um dos 5 postos, não possui conhecimento qual máquina irá lançar o prato. O atirador pode dar dois disparos por prato (com excessão da fase final, em que só é permitido um), sendo indiferente se quebrar no primeiro ou no segundo disparo.

O atirador tem o tempo que necessitar para disparar o tiro após o lançamento do prato, contudo o alvo se afasta cada vez mais dificultando o acerto. Geralmente o primeiro disparo se dá em 7 décimos de segundo e o segundo entre 9 à 10 décimos, necessitando de um alto nível de reflexo dos praticantes.

 


Fossa Universal

A pedana de fossa universal se divide em 5 posições, para cada posição se encontra 5 máquinas lançadoras de pratos a 15 metros de distância enterradas em uma fossa. As máquinas lançam os pratos variando em ângulo, de 45° para esquerda até 45° para direita, e em altura.

O prato possui uma velocidade inicial de cerca de 100 km/h, e é lançado imediatamente após um comando de voz do atirador, quando este está preparado com a arma empunhada no ombro.

O atirador, ocupando um dos 5 postos, não possui conhecimento qual máquina irá lançar o prato. O atirador pode dar dois disparos por prato (com excessão da fase final de desempate, em que só é permitido um), sendo indiferente se quebrar no primeiro ou no segundo disparo.

O atirador tem o tempo que necessitar para disparar o tiro após o lançamento do prato, contudo o alvo se afasta cada vez mais dificultando o acerto. Geralmente o primeiro disparo se dá em 7 décimos de segundo e o segundo entre 9 à 10 décimos, necessitando de um alto nível de reflexo dos praticantes.


Skeet

No skeet, os alvos são arremessados a 60 km/h a partir de duas casas, uma baixa e outra alta, distantes 36,7 metros entre si.

O atirador dispara nos 25 alvos em 8 posições dispostas em uma meia lua com o ponto central localizado no meio das duas casas. Estas lançam os pratos em direção uma da outra de modo que os pratos se cruzem no centro da meia lua.

O atirador tem direito a um disparo por alvo, antes que este chegue a casa oposta de que foi lançado, além de que o atirador não poderá pedir o prato com a arma encaixada no ombro e sim com a coronha apoiada no osso ilíaco(osso do quadril).

Os pratos podem sair simultaneamente de ambas as casas, o atirador conhece qual a tragétoria do alvo e qual casa irá lançar-lo após um intervalo de 0 a 3 segundos iniciado com o comando de voz do atirador. Na fase final para modlidade de skeet é lançada uma série nas mesmas condições da fase classificatória.


Fossa Double

Modalidade muito semelhante a fossa olímpica por ser derivada desta. São lançados dois pratos simultâneos de uma fossa a 15 metros do atirador. O atirador possui um disparo para cada alvo. Os pratos são lançados à uma velocidade de 60km/h, com um ângulo de 10° entre si, dentro de um intervalo de 0 à 1 segundo após o comando do atirador. São usadas três máquinas, duas laterais que lançarão os pratos numa altura mais baixa que a central. Os primeiros 50 tiros são disparados sobre os pratos que saem das máquinas esquerda e central, os próximos 50 das máquinas central e direita e os últimos 50 pratos das máquinas esquerda e direita.


Trap Americano

A pedana de Trap divide-se em 5 posições onde o atirador efetua 5 disparos em cada posição, em cada uma das 4 séries, perfazendo 100 disparos. O atirador deverá fazer mais 4 séries, pois o total de pratos atirados por prova é de 200.

A máquina lançadora dos pratos encontra-se em uma casamata semi-enterrada a 15 metros do atirador, sendo que os pratos são lançados ao comando do atirador em direções aleatórias e desconhecidas pelo mesmo. Por essa peculiaridade é chamada de Trap, ou seja "armadilha", em inglês, pois a direção do prato a ser lançado é totalmente desconhecida pelo atirador, e a velocidade média do prato é de aproximadamente 50 Km. O atirador pode pedir o prato com a arma encaixada no ombro e deverá efetuar apenas um disparo por prato.

 

Percurso de Caça

Consiste, como diz o nome em uma competição que visa simular ao atirador situações de caça. Dessa forma, a criatividade dos organizadores é posta á prova. São diversos postos de tiro em meio a natureza onde várias máquinas lançarão pratos simples ou doubles em vários ângulos e posições, além de que existem vários formatos e tamanhos de pratos que irão influenciar no vôo fazendo parecer várias espécies de aves, sendo inclusive lançado um no solo simulando uma lebre ou coelho. Sem dúvida uma modalidade emocionante.


Compak


A modalidade se parece ao percurso de caça, embora é atirada nas posições do trap, e com 5 atiradores nas devidas posições do trap, cada atirador por vez atira todos os pratos daquela posição antes de passar a vez ao outro atirador, sendo que se atira em 3 pratos individuais, podendo efetuar 2 tiros para cada prato, e após isto são lançados 2 pratos (duble) duplos de direções e posições diferenciadas, sendo um tiro para cada prato nos pratos duplos. Os dois podem ser lançados no mesmo instante ou em alguns casos o segundo do duble pode ser lançado após disparo do 1º prato. Na frente de cada atirador existe uma prancheta com a marca de qual máquina irá lançar cada prato e em qual sequência e se lançará os pratos juntos e ou após primeiro disparo, sendo que cada posição pode ou não repetir algumas posições das posições anteriores. É obrigatório percorrer as cinco posições. É permitido atirar com chumbo igual ou inferior a chumbo 7 1/2 e cartucho de no máximo 28 gramas. Os pratos como no percurso de caça imitam o voo de alguns animais, ex Batu, tem um prato menor que o convencional que voa mais rápido que imita uma perdiz, e um menor ainda que imita a codorna, um prato imita o saltitar de uma lebre e assim por diante.


Hélice


É uma modalidade onde existem cinco máquinas rotativas que lançam hélices e a estas estão grudados pratos de plástico, o objetivo é desgrudar os pratos de plástico das hélices e fazer com que caiam dentro de um cercado de meio metro de altura aproximadamente. Esta modalidade entrou no lugar do até então tiro ao pombo. Pois esta hélice imita o voo irregular de um pombo. Esta modalidade permite cartuchos até 36 gramas. cada atirador tem direito a 12 hélices, podendo efetuar 2 tiros para cada hélice, cada atirador por vez atira em duas hélices, quanto maior o ranking do atirador na modalidade aumenta a distância do mesmo até as máquinas, aumentando assim o grau de dificuldade.

 

Você está aqui: Home Tiro ao Prato Modalidades

Informações:

C.R.E. Botafogo Tiro ao Prato Pomerode está funcionando nos dias de treinos.

  • +55-47-99124-3066
  • +55-47-99124-3066

Curta Nossa Página!