Modalidades
Modalidades de Tiro ao Prato:
Agora que você já conhece um pouco sobre o Esporte, veja as modalidades existentes:
As provas se dividem em Fossa Olímpica, Fossa double e Skeet, sendo estas modalidades consideradas olímpicas. Além das citadas existem as modalidades consideradas não olímpicas, mas largamente praticadas, sendo a principal chamada de Trap Americano, pois foi criada nos EUA e depois "exportada" para o resto do mundo. Além dessa existe o Percurso de Caça, Compact, Hélices, Tiro ao Pombo e outras de pouca expressão mundial. A arma utilizada é uma espingarda (chumbeira ou arma longa de alma lisa) no calibre 12, sendo que alguns, principalmente na Europa estão optando pelo calibre 20 e a munição será de no máximo 24 gramas de chumbo (que poderá ser nº 9, 8, 7,5 ou 7)para as provas olímpicas e 32 gramas para o Trap americano (podendo ser nº9, 8, 7,5 ou 7) e 36 gramas para o Percurso de Caça e Tiro ao Pombo (geralmente usado chumbo nº 5).
Em matéria de quantidade de pratos lançados há pouca diferença nas provas. Na fossa olímpica e no skeet há uma fase classificatória, em que 125 alvos feitos com base em betume e calcário - chamados de pratos, com aproximandamente 11 cm de diâmetro - são lançados em cinco séries de 25 pratos, normalmente três séries no primeiro dia e duas séries no segundo. Ao término da fase classificatória, os seis atiradores com a maior soma de pratos quebrados disputam uma série final na qual soma-se o número de pratos quebrados da final com a pontuação da fase classificatória para determinar-se o vencedor.
O ponto é considerado quando o prato é quebrado ou seja saia um pedaço visível ao juiz de tiro. Caso o prato não quebre é considerado "zero".
No Trap Americano, são atirados 8 séries de 25 pratos (100 e 100), considerando os melhores resultados de cada atirador.
- Ant
- Próximo >>