Tiro ao Prato Pomerode

WhatsApp:: (47) 99124-3066
 
 

Nossa História, Como Tudo Começou no Tiro ao Prato Pomerode

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Como tudo começou..com uma maquininha manual lançando pratos de porcelana defeituosos que eram descartados e doados pela Porcelana Schmidt uma vez que pratos oficiais eram caros e difíceis de conseguir.. veja como nosso clube cresceu desde os primeiros pratos lançados..

Os Clubes de Caça e Tiro em Santa Catarina surgiram praticamente com as fundações dos municípios por imigrantes alemães, que trouxeram juntamente com os costumes e as comidas a prática do tiro que usavam com dupla finalidade.
Congregavam-se em agremiações para a prática do tiro ao alvo disputando para ver quem era o melhor atirador e ao mesmo tempo, aprimorando a pontaria para se defenderem da hostilidade natural das feras e dos bugres que habitavam os territórios recém desbravados.
O tempo passou, não havia mais a necessidade de enfrentar feras e índios mas o costume de praticar o tiro ficou assim como os tradicionais clubes de Caça e Tiro, se bem que atualmente somente se pratica apenas o tiro ao alvo pois a caça não é regulamentada em nosso país, com exceção do Javali (sus scrofa) e seus híbridos recentemente considerado praga em todo o país pelo IBAMA.

O Tiro ao Alvo tradicional é praticado com carabinas calibre .22 LR em alvo distante 50 metros do atirador. Ganha quem fizer o tiro mais central, sendo considerado “Rei do Tiro”, o 2º lugar é chamado de primeiro cavalheiro e o 3º lugar de segundo cavalheiro, na disputa feminina (sim, elas também atiram e muito bem) são chamadas Rainha, primeira princesa e segunda princesa respectivamente.

As festas de Rei e Rainha do Tiro são realizadas anualmente por todos os 16 Clubes de Caça e Tiro do município e também uma vez por ano, reúnem-se a “Realeza” para a Festa de Rei e Rainha do Município. Durante a tarde são realizadas as disputas e à noite após o jantar oferecido pelo clube anfitrião, é conhecida a nova realeza do Tiro, dando sequencia acontece um tradicional baile animado por tradicionais bandinhas.
Como tradicionalmente somente o tiro esportivo com arma longa raiada era praticado em nosso município, no final da década de 1990, alguns atiradores de Pomerode interessados no Tiro aos Pratos começaram a frequentar as pedanas do Clube Blumenauense de Caça e Tiro para a prática da modalidade de Trap Americano, como a modalidade agradou os participantes, começaram a cogitar a possibilidade de trazer o esporte a Pomerode, já pensando na possibilidade do crescimento do esporte em nosso município, onde o tiro esportivo é muito praticado e incentivado por ser muito tradicional desde a imigração.
Procuraram um local e o único possível era o Clube Botafogo. Em 2002 começaram com uma maquininha manual lançando pratos de porcelana defeituosos que eram descartados e doados pela Porcelana Schmidt uma vez que pratos oficiais eram caros e difíceis de conseguir. Os pioneiros foram Ronaldo Ortiz Fugihara, Marina K. Fugihara, Ronaldo Jung, Amilton Lauth e Moraci Meirelles. Nosso Clube de Tiro ao Prato iniciou em 2003 com alguns atiradores em anexo ao Clube Recreativo e Esportivo Botafogo, localizado na cidade de Pomerode - Santa Catarina..

O clube hoje conta com aproximadamente 300 membros e possuímos uma boa estrutura com duas pedanas de tiro ao prato modalidade Trap Americano e Trap Double, além de stands pra fogo central e pista de IPSC e Carabina. Estamos ampliando o clube para podermos sediar as competições regionais, estaduais, e nacionais.
Desde 2004 a equipe de Tiro ao Prato, juntamente com o C.E.R. Botafogo e a Prefeitura Municipal realiza em Janeiro, um torneio de Tiro ao Prato (Trap Americano) alusivo à Festa Pomerana, onde são distribuídas medalhas aos participantes nas categorias Força Livre (quem já participou de competições de tiro ao prato) e iniciantes. Esse torneio é sempre um sucesso, onde pessoas que conhecem o esporte somente pela TV podem participar com segurança e até ganhar uma medalha, como já aconteceu com muitos.


Pessoas de toda a região, turistas de vários estados e até de outros países já participaram, levando em suas lembranças, além da beleza e hospitalidade de Pomerode, a emoção de terem pela primeira vez na vida, atirado com uma “poderosa escopeta calibre 12” e acertado um alvo tão pequeno em pleno vôo. Assim, os Clubes de Caça e Tiro ou Schützenvereine, como são chamados em alemão, são os verdadeiros guardiões da cultura e das tradições germânicas na região de Pomerode.
Somente na cidade onde ocorre a festa Pomerana existem em torno de 15 sociedades de caça e tiro, que se fazem presentes no evento desde a primeira edição..

 

Ler 1546 vezes Última modificação em Quinta, 09 Fevereiro 2017 20:09
Ronaldo Ortiz Fugihara

Dentista, responsável por trazer o esporte do tiro ao prato a Pomerode

Website.: www.tiroaoprato.com/
Você está aqui: Home O Clube

Informações:

C.R.E. Botafogo Tiro ao Prato Pomerode está funcionando nos dias de treinos.

  • +55-47-99124-3066
  • +55-47-99124-3066

Curta Nossa Página!