Os Clubes de Caça e Tiro em Santa Catarina surgiram praticamente com as fundações dos municípios por imigrantes alemães, que trouxeram juntamente com os costumes e as comidas a prática do tiro que usavam com dupla finalidade.
Congregavam-se em agremiações para a prática do tiro ao alvo disputando para ver quem era o melhor atirador e ao mesmo tempo, aprimorando a pontaria para se defenderem da hostilidade natural das feras e dos bugres que habitavam os territórios recém desbravados.
O tempo passou, não havia mais a necessidade de enfrentar feras e índios mas o costume de praticar o tiro ficou assim como os tradicionais clubes de Caça e Tiro, se bem que atualmente somente se pratica apenas o tiro ao alvo pois a caça não é regulamentada em nosso país, com exceção do Javali (sus scrofa) e seus híbridos recentemente considerado praga em todo o país pelo IBAMA.
O Tiro ao Alvo tradicional é praticado com carabinas calibre .22 LR em alvo distante 50 metros do atirador. Ganha quem fizer o tiro mais central, sendo considerado “Rei do Tiro”, o 2º lugar é chamado de primeiro cavalheiro e o 3º lugar de segundo cavalheiro, na disputa feminina (sim, elas também atiram e muito bem) são chamadas Rainha, primeira princesa e segunda princesa respectivamente.
As festas de Rei e Rainha do Tiro são realizadas anualmente por todos os 16 Clubes de Caça e Tiro do município e também uma vez por ano, reúnem-se a “Realeza” para a Festa de Rei e Rainha do Município. Durante a tarde são realizadas as disputas e à noite após o jantar oferecido pelo clube anfitrião, é conhecida a nova realeza do Tiro, dando sequencia acontece um tradicional baile animado por tradicionais bandinhas.
Como tradicionalmente somente o tiro esportivo com arma longa raiada era praticado em nosso município, no final da década de 1990, alguns atiradores de Pomerode interessados no Tiro aos Pratos começaram a frequentar as pedanas do Clube Blumenauense de Caça e Tiro para a prática da modalidade de Trap Americano, como a modalidade agradou os participantes, começaram a cogitar a possibilidade de trazer o esporte a Pomerode, já pensando na possibilidade do crescimento do esporte em nosso município, onde o tiro esportivo é muito praticado e incentivado por ser muito tradicional desde a imigração.
Procuraram um local e o único possível era o Clube Botafogo. Em 2002 começaram com uma maquininha manual lançando pratos de porcelana defeituosos que eram descartados e doados pela Porcelana Schmidt uma vez que pratos oficiais eram caros e difíceis de conseguir. Os pioneiros foram Ronaldo Ortiz Fugihara, Marina K. Fugihara, Ronaldo Jung, Amilton Lauth e Moraci Meirelles. Nosso Clube de Tiro ao Prato iniciou em 2003 com alguns atiradores em anexo ao Clube Recreativo e Esportivo Botafogo, localizado na cidade de Pomerode - Santa Catarina..
O clube hoje conta com aproximadamente 300 membros e possuímos uma boa estrutura com duas pedanas de tiro ao prato modalidade Trap Americano e Trap Double, além de stands pra fogo central e pista de IPSC e Carabina. Estamos ampliando o clube para podermos sediar as competições regionais, estaduais, e nacionais.
Desde 2004 a equipe de Tiro ao Prato, juntamente com o C.E.R. Botafogo e a Prefeitura Municipal realiza em Janeiro, um torneio de Tiro ao Prato (Trap Americano) alusivo à Festa Pomerana, onde são distribuídas medalhas aos participantes nas categorias Força Livre (quem já participou de competições de tiro ao prato) e iniciantes. Esse torneio é sempre um sucesso, onde pessoas que conhecem o esporte somente pela TV podem participar com segurança e até ganhar uma medalha, como já aconteceu com muitos.
Pessoas de toda a região, turistas de vários estados e até de outros países já participaram, levando em suas lembranças, além da beleza e hospitalidade de Pomerode, a emoção de terem pela primeira vez na vida, atirado com uma “poderosa escopeta calibre 12” e acertado um alvo tão pequeno em pleno vôo. Assim, os Clubes de Caça e Tiro ou Schützenvereine, como são chamados em alemão, são os verdadeiros guardiões da cultura e das tradições germânicas na região de Pomerode.
Somente na cidade onde ocorre a festa Pomerana existem em torno de 15 sociedades de caça e tiro, que se fazem presentes no evento desde a primeira edição..